Início > Comunicação, Tecnologia e internet > Em protesto contra a censura na rede

Em protesto contra a censura na rede

Sabe toda aquela história de que a China restringe o acesso à internet, que o Irã não permite a liberdade de expressão na rede etc.? E se no lugar desses países estivesse os Estados Unidos, como seria o discurso? Pois estamos quase pagando para ver, com o Stop Online Piracy Act, o SOPA, uma lei antipirataria um tanto quanto rigorosa demais, ao coibir práticas de troca cultural e, na prática, censurar a web.

É por isso que hoje talvez tenhamos dificuldade de acessar alguns dos nossos sites preferidos. A campanha contra o SOPA inclui retirar do ar seu blog ou site entre as 8h e as 20h de hoje. O Somos Andando apoia a campanha e só continua com conteúdo disponível por inviabilidade técnica.

Informações bem mais detalhadas podem ser encontradas no Sul21 e no MegaNÃO.

  1. Ismael
    18/01/2012 às 10:14

    É mais do mesmo:

    Empacotam isso como algo digno, e promovem campanha atacando qualquer um contra. Só aparece “anti-pirataria” em muito jornalão e não o caráter de censura.

    O Peer-to-Peer, por exemplo, foi queimado como coisa do demo. Praticamente nenhuma empresa o usa por ser “coisa de pirataria”, e as mesmas poderiam economizar muito dinhiero em banda de download. Assim, o próprio preconceito que plantaram ou ajudaram a difundir as prejudica. Seria como fechar uma telefônica porque alguns bandidos fazem o golpe do falso sequestro.

    Um detalhe a parte, mas muito interessante é dos bastidores: A lei tem muita chance de passar, porque embora as empresas de internet sejam contra, tem muito mais empresa a favor. E isso se nota na diferença de doações de lobby.

    É um detalhe que muitos esquecem ou não sabem sobre o “país exemplo de democracia”, o que aqui no brasil seria um escândalo de tráfico de influência ou algo assim, lá é algo legalizado: Você monta um grupo, recolhe dinheiro de uma categoria e dá-lhe injetar dinheiro nos deputados.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: