Início > América Latina, Internacional > Governador em exercício e embaixador de Cuba assinam termo para ações conjuntas

Governador em exercício e embaixador de Cuba assinam termo para ações conjuntas

O governador em exercício Beto Grill, e o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamora, assinaram nesta sexta-feira (03), um memorando de entendimento político-institucional que tratará da promoção de ações conjuntas e de intercâmbio científico, tecnológico e técnico. O ato, ocorrido no Salão Alberto Pasqualini, contou com a participação de diversos secretários de Estado e de representantes da sociedade civil organizada.

Com este protocolo, RS e Cuba pretendem estreitar suas relações bilaterais, trazendo a possibilidade para o Estado de ampliar a capacitação e treinamento de profissionais nas mais variadas áreas, como agricultura, educação, saúde e esporte – onde atletas brasileiros poderão aprender a partir da experiência cubana em modalidades olímpicas.

Em sua fala, o governador em exercício lembrou que, a exemplo do país de Fidel Castro, o RS possui um histórico de lutas em defesa de seus ideais. Beto Grill citou o governador Tarso Genro, dizendo que este “pediu que fosse reforçada a intenção de estabelecer uma relação cada vez mais próxima com Cuba e mostrar ao mundo que é preciso saber construir uma sociedade de acordo com a vontade soberana de cada povo”.

Zamora ressaltou a boa relação que Cuba tem com o Brasil. “Mantemos há mais de 25 anos políticas bilaterais de qualidade, calcadas na transparência. Consideramos o Brasil um país irmão, com o qual mantemos relacionamento estratégico. Por meio da assinatura desse memorando, pretendemos firmar com o Rio Grande, especificamente, este mesmo tipo de entendimento”, afirmou o embaixador.

Parcerias no campo da educação infantil, junto ao programa Primeira Infância Melhor (PIM), também serão viabilizadas a partir desse protocolo. O PIM integra a política do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob a coordenação da Secretaria da Saúde e apoio das Secretarias da Educação, Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Social.

Na área da agricultura, destacam-se ações na área de segurança alimentar e nutricional, sistemas de produção de arroz e certificação ecológica. No campo da Ciência e Tecnologia, a ênfase do acordo está na biotecnologia, mais especificamente no desenvolvimento e utilização de biofármacos de ponta.

Texto: Assessoria de Comunicação Gabinete do vice-governador
Edição: Redação Palácio Piratini (51) 3210.4305

Foto: Eduardo Seidl / Palácio Piratini

Advertisements
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: