Início > Comunicação, Eventos, Internacional > Conheces esta história?

Conheces esta história?

Faz 13 anos que cinco homens foram presos fora de seu país de origem. Eles buscavam monitorar e denunciar operações em curso contra seu país. Até hoje os cinco estão sem julgamento, mas continuam presos. Não sabe de onde são estes homens? Não conhece esta história?

Ela vem sendo denunciada exaustivamente há muitos anos, mas muita gente ainda não conhece, nunca nem ouviu falar. Não te preocupa, não precisas te considerar mal informado. O problema é que tem coisas que os jornais não contam. Uma delas é a prisão dos cinco cubanos dentro dos Estados Unidos. É isso que se chama bloqueio midiático a determinados temas.

O argumento estadunidense é que eles estavam dentro de seu território. Os cinco são acusados de serem eles os terroristas, e não o contrário. Engraçado é que quando os Estados Unidos invadem um país alheio para matar um terrorista parece tudo muito normal.

Independentemente de se concordar ou não, temos o direito de saber o que acontece. Isso vale para Cuba, vale para os Estados Unidos, vale para o Brasil.

A libertação dos cinco presos cubanos é um dos temas que serão tratados na VI Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba, nos dias 3 e 4 de junho, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O bloqueio da imprensa aos temas de Cuba também será abordado, entre outros temas.

Quem organiza as atividades, preparatórias para a XIX Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, é a Associação José Martí. O trecho a seguir é parte do material de divulgação:

Os processos dos Cinco são considerados uma surpreendente aberração jurídica e geram manifestações e protestos em mais de 300 entidades do mundo – além de 10 Prêmios Nobel, ativistas políticos e chefes de Estado, sem que o governo estadunidense revise a farsa que foi o julgamento e a sentença imposta aos prisioneiros.

Programação:

3 de junho:

19h – Abertura
19h30min – Tribunal Popular sobre o caso dos Cinco antiterroristas sequestrados pelos EUA

4 de junho:

9h – Bloqueios Estadunidenses a Cuba e a Política de Realinhamento Econômico e Social do Governo – embaixador Carlos Zamora Rodriguez
11h30min – Apresentação de Pedro Munhoz
14h – Apresentação de Raul Ellwanger
14h30min – O Bloqueio Midiático a Cuba e as alternativas para enfrentá-lo – jornalista e blogueira Norelys Morales Aguilera (Santa Clara, Cuba); editor dos sites Carta Maior e RS Urgente, Marco Weissheimer; presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, José Maria Nunes.
17h – Apresentação das propostas
18h – Apresentação do esquete “Fragmento: te doy uma canción” – Ana Campo

Durante os dois dias da Convenção, o estudante de jornalismo e fotógrafo, Michael Susin, de Caxias do Sul, expõe na Galeria dos Municípios, no térreo do Poder Legislativo, a mostra fotográfica “Minha Visão sobre Cuba”.

O encerramento da VI Convenção ocorre com a festa de confraternização homenageando os 51 anos do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap) e os 50 anos da Batalha de Praia Girón. A festa será no Bar do Ricardo, na Rua Caldre Fião, em Porto Alegre.

Maiores informações no Site da Associação José Martí.

Advertisements
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: