O #BlogProgRS

Recém terminado o I Encontro de Blogueir@s e Tuiteir@s do RS, só consigo escrever sobre sensações e impressões. Talvez mais adiante venha um relato de maior conteúdo prático e político.

O #BlogProgRS terminou com o PIG Parade, no Brique da Redenção. Para quem é de fora de Porto Alegre, a Redenção é um parque enorme, aonde as pessoas vão, especialmente aos domingos, tomar chimarrão, comer bergamota, passear. O domingo é o melhor dia porque acontece o Brique, uma feira de artesanato que existe desde que me conheço por gente. O Brique é um lugar tradicional das manifestações políticas, especialmente da esquerda – porque até não muito tempo atrás, era só a esquerda que saía para as ruas para manifestar.

Meu receio com relação ao PIG Parade, que comento agora pela primeira vez, dizia respeito à receptividade das pessoas, já que Porto Alegre – e a Redenção – anda extremamente conservadora. Tinha medo que as pessoas entendessem errado, nos achassem muito radicais. Isso não é legal, porque afasta o debate e a construção coletiva.

Mas a Redenção recebeu o PIG Parade com os braços abertos. Não vi uma reclamação, sequer alguém discordando de forma mais enfática. Vi, por outro lado, adultos, adolescentes e crianças extremamente desgostosos com a programação da TV e com o conteúdo dos jornais e revistas. Gente que desde nova já diz que a mídia mente – entre essa gente, um guri de uns oito ou nove anos que afirmava que os jornais inventam coisas falsas.

Uma demonstração clara de que o nosso debate está caindo de maduro. Não sei se o caminho que escolhemos é o mais certo, mas o que vem sendo trilhado hoje não o é. A dúvida é certamente pertinente. A sensação é de que todo o debate faz sentido, que o trabalho de tanta gente que está por aí promovendo o questionamento não é em vão.

Alguma coisa, afinal, está muito errada.

Mas quero repetir o que já disse dezenas de vezes. Reitero que o principal dos encontros que vêm acontecendo pelo Brasil inteiro é o fortalecimento da comunicação digital, é mostrar que os blogs existem e têm um importante papel. É garantir reconhecimento e obter frutos concretos a partir daí. Mas os encontros vão além.

É muito bacana o contato presencial. Conhecer gente e rever gente. Encontrar a pessoa por trás do arroba, o produtor daquele conteúdo que encontramos na rede e às vezes parece tão distante. A gente discute comunicação e política ao mesmo tempo em que estabelece vínculos de identificação, uma rede fraterna de contato.

Nos últimos dias, Porto Alegre nos aproximou de Renato Rovai, Sergio Telles, Leandro Fortes, Eduardo Guimarães, Norelys Morales, Marco Aurélio, para citar apenas alguns dos que vieram de fora. Isso sem falar no pessoal daqui, que também se aproxima. Esse contato transforma uma relação quase só de troca de conteúdo pela rede em uma relação de amizade.

E o contato materializa a discussão. Porque a internet é a nossa ferramenta, mas o nosso conteúdo são as questões da sociedade de um modo geral. Os encontros de blogueiros aproximam as pessoas e fortalecem a luta comum.

E a nossa luta comum é a necessidade de democratizar a comunicação para aumentar a democracia na sociedade.

Que um dia possamos olhar para trás e reconhecer em 2010 e 2011 o início de um novo processo que fomente transformações de fato na comunicação do Brasil.

Advertisements
  1. Pedro Bisso
    29/05/2011 às 21:55

    Oi,estou de saco cheio d ouvir que q culpa da situação do Sr Palocci e do PIG,da direita reacionaria, de intriga. Ter multiplicado seu patrimonio e 20 vezes em 4 anos ,não e nada de anormal, e normal então ?
    Sou partidario do PT,mais não sou besta, e não aprovo lobby, ok , então ele trate sim de se explicar, como o Homero jucá tb, o Vice prefeito de campinas, e outros,pois ser partidario não quer dizer ser besta,ok

  2. Pedro Bisso
    29/05/2011 às 21:58

    AH , tb quero que a filha do Serra explique a super valorização de seu patrimonio e empresa, o por que da CCR ,do filho do Covas em todas a licitações de estrada e metro, do porque construir presidios em SP e mais importante que melhorar o sistema de saude public estadual e educação, e outras tb, ok

  3. Jaime Rodrigues
    30/05/2011 às 0:04

    Acredito ser este encontro de grande valor para o que chamaria de movimento (espero ser uma denominação correta ou próxima). Eu comecei vendo o evento no local, na sexta feira e depois conclui em casa e continuei no sábado. Fiquei muito impressionado pelo potencial que está lançado, gostei do domínio de voces dos obstáculos existentes. Eu queria tomar conhecimento, acho que foi bem mais… Abraços a todos os blogueiros. Jaime

  4. 30/05/2011 às 9:45

    Não consegui estar presente nos três dias, mas tentei acompanhar mesmo de longe a discussão. Isso é super importante, envovler as pessoas em um debate sério sobre comunicação democrática, a necessidade de regulação sobre esse mercado e liberdade de expressão. O primeiro dia, especialmente, foi esclarecedor. Que essa mobilização prossiga. E que ganhe força. Porque a concentração desse mercado não é boa pra ninguém.

  5. 30/05/2011 às 16:05

    pena que perdi o encontro de blogueiro, já que sou gaúcha e ‘blogueio’ desde 2006 … ando estudando, desinformada demais … fiquei sabendo hoje! mas … outros encontro virão … adorei conhecer teu blog ….
    beijo

  1. 30/05/2011 às 21:32
  2. 01/06/2011 às 16:59
  3. 16/06/2011 às 23:21

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: