Início > Cidades, Sociedade > Um mês do atropelamento da Massa Crítica

Um mês do atropelamento da Massa Crítica

Hoje faz um mês que um louco inconsequente atropelou um grupo de ciclistas em Porto Alegre. Nesta última sexta-feira de março, a Massa Crítica foi às ruas de novo, cumprindo o ritual mensal e como uma forma de marcar posição e dizer que os ciclistas ainda querem e merecem respeito e espaço.

De forma totalmente involuntária, o motorista acabou chamando a atenção da sociedade – o atropelamento foi notícia até no exterior – para os problemas de trânsito de Porto Alegre e as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas.

Coincidentemente, passei hoje pela porta do Mercado Público enquanto era instalado o bicicletário no local. É uma coincidência interessante, já que esse é mais um resultado da manifestação social ligada ao mesmo grupo de ciclistas. Ao terem suas bicicletas acorrentadas no Largo Glênio Peres, ciclistas – também participantes da Massa Crítica – iniciaram uma movimentação pela rede e garantiram o retorno da Prefeitura. O próprio secretário da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Valter Nagelstein, respondeu no blog da Massa Crítica e se comprometeu com a ação executada hoje.

Mais do que uma luta por mais saúde, por mais respeito ao meio ambiente, por uma consciência social maior e por respeito aos outros cidadãos, os acontecimentos recentes envolvendo a Massa Crítica comprovam que a mobilização popular pode trazer resultados práticos concretos. Podem inclusive servir de exemplo para outras causas de interesse social.

————-

Hoje também é o Dia Internacional do Direito à Cidade. Infelizmente não pude participar, mas ressalto a importante iniciativa dos nossos nobres deputados de realizar uma audiência pública sobre os impactos da Copa de 2014 em Porto Alegre.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: