Início > Comunicação, Jornalismo, Política > O PT e a democratização da comunicação

O PT e a democratização da comunicação

Desabafo de Claudia Cardoso, militante pela democratização da comunicação e autora do Dialógico, depois de a presidenta Dilma Rousseff prestigiar a festa de 90 anos da Folha de S.Paulo:

Se tem uma coisa que a militância pela democratização me ensinou é que a esquerda – em particular o PT – não tem política de comunicação.

Não basta ter uma editora, como a Perseu Abramo, que edita páginas e páginas sobre o tema. Não bastam os acadêmicos que escrevem e ensinam sobre o tema, centenas deles filiados. Não bastam movimentos sociais, muitos deles compostos por filiados ao partido, lutarem pela democratização das comunicações. Os dirigentes fazem o que bem entendem!

Ao custo de quê? Vivem a ilusão de que podem usar a mídia. Bernard Cassen, no Fórum Social Mundial de 2003 já denunciava isso.

Eu já não me surpreendo mais com isso. O presidente Lula resolveu dar o nome de Roberto Marinho a um prêmio que existia há anos no Ministério das Comunicações.

Assim, ainda está para nascer um mandatário de cargo eletivo que faça diferente em matéria de relacionamento com a mídia corporativa. Ou vocês acreditam que sai o Marco Regulatório das Comunicações neste novo período legislativo? A saber.

Veremos se sai uma nova Confecom esse ano, pra voltarmos a nos organizar em torno da democratização das comunicações.

No Rio Grande do Sul, pelo menos a intenção é positiva. Se o governo vai ter pernas para mudar alguma coisa são outros quinhentos. Mas a equipe que está trabalhando para isso só aumenta as expectativas. Parece que temos aqui um mandatário pensando assim, embora não prescinda do contato com a “imprensa corporativa”, “grande imprensa” ou como acharem melhor chamar aqueles jornais tradicionais que representam um discurso elitista de uma pequena camada da sociedade. Ainda falta alguém que assuma a bronca a nível nacional. No aguardo.

Advertisements
  1. 24/02/2011 às 22:13

    Cheguei a escrever ainda na época das eleições:
    “Lula deu alguns passos, tímidos, no caminho de uma maior democratização da comunicação, vale notar a CONFECOM, mas parou por aí. Não teve coragem de brigar contra os grandes monopólios e, sequer, aplicou as resoluções aprovadas na CONFECOM. Assim como com o PNDH-3, aceitou as regras da grande mídia e dos poderosos e deixou de lado todas as decisões tomadas pelo povo em conferências locais e nacionais.

    O preço foi e continua sendo claro, a franca e criminosa oposição da mídia a tudo que vem do governo.”

    http://tsavkko.blogspot.com/2010/09/politica-de-comunicacao-no-governo-lula.html

    E não mudo uma linha sequer.

  2. 25/02/2011 às 11:31

    Minhas expectativas cada vez mais são voltadas para as ações dos Estados (como o Ceará, que iniciou uma briga boa, e também aqui em Pernambuco, onde se discute fortemente a democratização da comunicação – apesar da nossa imprensa extremamente provinciana).

    Tenho pouca projeção sobre mudanças a nível nacional. Essa turma não quer comprar briga, e muitos pralamentares e gente do executivo deseja mesmo é posar bem nas fotos.

    O Brasil é um país muito molenga e a concentração do poder (e do dinheiro) é muito grande (falar isso é chover no molhado, claro, mas tem que ser dito sempre).

    E eu concordo com Tsavkko. Parou por ali, mesmo, e a falta de coragem (e disposição tb) dessa EsquerdaModePT já não surpreende mais ninguém.

    ________________

    Outra coisa. Não sei se vcs viram o post de Samadeu no trezentos, ontem, sobre a IIPA. De toda forma, vale a leitura

    –> http://www.trezentos.blog.br/?p=5561

    Abs!

  3. 28/02/2011 às 21:38

    A Chauí fala disso na última entrevista que ela deu pra Caros Amigos, a inaptidão do PT em todos esses anos de ter sequer um jornal de qualidade.

  1. 23/02/2011 às 22:17
  2. 23/02/2011 às 23:18

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: