Início > Cidades, Política > Rua volta a ser pública em frente ao Piratini

Rua volta a ser pública em frente ao Piratini

O Palácio sem grades Piratini

É quase um detalhe, mas vale pela forte simbologia.

Durante o governo Yeda, diversas manifestações populares, de movimentos sociais ou categorias profissionais, foram duramente reprimidas. A Brigada Militar foi acionada mais de uma vez e houve casos de agressão com feridos, inclusive um repórter. Professoras foram ironizadas em seu protesto em frente ao Palácio Piratini, reprimidas por policiais mulheres. O caso mais emblemático é o assassinato, pelas costas, do sem-terra Elton Brum, ainda não punido.

A frente do Palácio Piratini, onde mora e trabalha o governador, é, por óbvio, palco de muitas manifestações. Mesmo Yeda tendo transferido seu gabinete para o Centro Administrativo, aquele ainda é o local de maior força simbólica, inclusive porque ao lado está também a sede do Poder Legislativo gaúcho.

Em um de seus gestos autoritários, em uma demonstração de desrespeito ao povo e de pouco interesse com suas causas, a ex-governadora gaúcha Yeda Crusius (PSDB) havia mandado colocar, em um espaço de estacionamento bem em frente à porta do Palácio, encostado na Praça da Matriz, grades de contenção, para impedir manifestantes de ocuparem o local.

Não foi preciso nem uma semana de novo governo para estabelecer as diferenças. No primeiro dia útil de 2011, a frente do Palácio não se envergonhava mais das frias e ostensivas grades que pouco antes compunham o cenário. O espaço, como de direito, volta a ser de todos. Tarso Genro, governador que assumiu apenas dois dias antes, mostra que está ali para efetivamente fazer o possível para servir ao povo que o elegeu. Ouvi-lo e permitir que ele se expresse é um bom e importante começo.

Advertisements
  1. Adelio
    04/01/2011 às 22:23

    Esse povo do (PSDB)usam a arrogância e prepotência como
    metodologia política eles governam em pro deles mesmos é o orgulho transformado em tirania, parece até que não existe equipe de governo. Mesmo sendo eleitos pelo povo eles tem um comportamento de ditadura, parecem ser todos nomeados.

  2. 05/01/2011 às 8:16

    É o que eu sempre digo: votar em quem defende interesses alheios ao povo dá nisso.

    Parabéns por seu novo governador! Agora as coisas tendem a melhorar.

    []’s
    Cacilhας, La Batalema

  1. 23/03/2011 às 22:11

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: