Início > Comunicação, Jornalismo, Política > O dia em que a Record deu um banho na Globo

O dia em que a Record deu um banho na Globo

Meio da tarde de sábado, 1º de janeiro de 2011. Dilma Rousseff havia sido empossada a primeira presidenta do Brasil há alguns minutos, Lula ainda não deixara o Planalto. Como se tudo já tivesse acabado, ou se se tratasse de momento de pouca importância, a Globo encerra a transmissão e passa a bola para o direitista Luciano Huck tocar seu programa de futilidades em rede nacional.

Praticamente ao mesmo tempo, o SBT interrompe a posse para passar um filme.

Quando Lula se despede do seu povo, quando representantes de outros países cumprimentam Dilma, quando o carro do ex-presidente discretamente deixa o Palácio, quem mostra em rede aberta de TV é a Record, que escalou um time de jornalistas mulheres para comentar a cerimônia. Salvo algumas poucas exceções, estavam muito bem informadas, capazes de repassar as informações aos espectadores de forma competente e sem o preconceito – de classe, de gênero, político – presente nos comentários da GloboNews, por exemplo.

Para coroar a diferença entre as emissoras, depois que Globo e SBT já haviam esquecido do momento que o Brasil vivia, a Record dá um banho de jornalismo. Dá aos cidadãos brasileiros a oportunidade de conhecer a opinião do vice de Lula, José Alencar, sobre a cerimônia. Do hospital, Alencar conversou ao vivo por telefone com a equipe da Record. Muito lúcido, contribuiu para uma rica cobertura.

Globo mostra que vem perdendo espaço no cenário da televisão brasileira. E isso acontece porque desrespeita o cidadão brasileiro ao vetar-lhe informações importantes e tentar influenciar na formação de sua opinião, sem contraponto.

Que o momento propicie o surgimento de novos meios e incentive uma discussão pública sobre a comunicação.

Advertisements
  1. Pedro Mendez
    01/01/2011 às 20:01

    Equanto a Globo passa “futilidades” a Igreja do Edir Macedo junto com seu embuste RECORD, vem tirando dinehro de pessoas sem conhecimento.

    Quanto a historia deste país veremos se ela cumpri o que prometeu e não faz mais que sua obrigação, sendo eleita com um pouco mais que a maioria do votos.

    Estamos de olho…..

    • celino
      01/01/2011 às 20:24

      Pedro , que tipo de conhecimento vc se refere , eu sou da IURD , e não preciso que ninguém fale por mim ,que ninguém venha defender meu dinheiro ,vc faz o que vc quiser com seu dinheiro e eu faço o que eu quero com o meu dinheiro. ok ? ID.

  2. 01/01/2011 às 21:01

    Olá Cris, antes de registrar minha opinião em relação a sua publicação, quero parabenizá-la pelo blog e por sua apresentação como jornalista. Aproveito também para visitar o conteúdo do CaldeiraLivre.
    Cris, estava acompanhando as transmissões do dia histórico da posse da 1ª mulher presidente da República pela Globo e achei um tremendo desrespeito quando a emissora encerrou para priorizar sua grade. Mudei para a Band e, pouco depois, ela também terminara suas transmissões. A Record foi minha terceira opção e a melhor das anteriores. Fiquei surpreso com a conversa ao vivo com o ex vice-presidente José Alencar, um banho de jornalismo. Já há algum tempo que a Record adquire sua própria identidade e hoje foi uma bela exibição.
    Brilhante sua observação e publicação.
    Gilberto Caldeira. Gil.

  3. JUNIOR
    01/01/2011 às 21:35

    ESSAS POUCAS EXEÇOES FOI UMA JORNALISTA SE POSSO DIZER ASSIM .NA RECORD NEWS DIZER AO VIVO TEM MUITO CURIOSO POR AI FALANDO COM OUTRO REPORTE AO VIVO NO LOCAL DE RESTO FOI UM BANHO SIMMMMMMMMMMMMMMM.

  4. kate
    01/01/2011 às 21:47

    Mas realmente a record dá um banho, dá um banho de como formar uma quadrilha de bandidos bem treinados para monopolizar o povo.Artistas, jornalistas e demais profissionais da record farelos os come quem com porcos anda. dinheiro desviado, ligaçao coma as farc, e mais outros crimes eis a record que se prepara para dá um bote nesse brasil que lula fraqueou.Pelo menos a Globo não tenhe igrejas para lavar dinheiro e abastecer a record.

  5. Fernando
    02/01/2011 às 18:35

    Parabéns a Record de todas as emissoras foi a que mais respeitou o telespectador cobrindo o dia da posse da Dilma e despedida do Lula….de maneira super-profisional….já a outra!!!

  6. Caio
    03/01/2011 às 9:14

    Gracas a deus a globo parou de transmitir!!! Foi a tarde inteira aquilo…. Qm quise continuar vendo, que va para outro canal… Agora, querer desmoralizar a globo por conta disso, eh ridiculo!

  7. 04/01/2011 às 20:46

    olha Kate, vc falou bem quando fala que a Globo não pega diheiro de igreja, ela nem precisa, ela pega dinheiro do povo mesmo..e tem uma diferença, as pessoas da igreja dão porque querem, e a Globo pegou dinheiro SEU , sem vc permitir!! vc é tão ingênua!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: