Início > Jornalismo, Política > Até no Natal, Zero Hora tem que marcar posição

Até no Natal, Zero Hora tem que marcar posição

Rosane de Oliveira faz uma comparação esdrúxula em sua coluna na Zero Hora de hoje:

“O pronunciamento de despedida de Lula, em cadeia de rádio e TV, foi uma espécie de carta-testamento, como a de Getúlio Vargas, com a diferença de que não há crise, ele deixa o poder com popularidade recorde e nenhuma ameaça institucional paira sobre o país.”

E de que Lula sai vivo, não morto. Mas isso Rosane esqueceu. Da nota dela apreende-se que, tirando praticamente tudo, o pronunciamente de Lula é igual à carta de Getúlio. Fora quase tudo, sobra quase nada. Mas ela precisava marcar posição, dizer que não há ameaça a Dilma, como se não houvesse uma imprensa feroz tentando um golpe branco desde 2005, mais ou menos, de forma intensificada em 2010, na campanha.

Seguindo a leitura do jornal, o outro colunista de política, Fábio Schaffner, substituindo Carolina Bahia, que ocupou o lugar de Ana Amélia Lemos ao trazer as informações de Brasília aos leitores gaúchos, diz que “nem durante o regime militar, o presidente que saiu teve tanto poder para indicar ministros e influenciar as decisões centrais da administração seguinte”.

É o dia das comparações descabidas. Primeiro, não o de Lula com Getúlio, mas da saída de um com a saída de outro, em nada semelhante. A seguir, contrapõe o melhor com o pior período da história do Brasil. Lula tem “poder” sobre Dilma porque não é de “poder” que se trata, mas de identificação com um projeto vitorioso. Dilma mantém a linha do governo, como prometeu para o povo. Ruim seria se fizesse ao contrário e mudasse tudo quando todos esperam continuidade. Aí as críticas da imprensa viriam da mesma forma, só que invertidas. Mas igualmente ácidas. Dilma mantém a linha porque a linha é boa e tem um baita mestre, não porque a briga de poder assim determina. Fábio, por favor, cita pra mim só um dos ministros da ditadura militar que merecessem ser copiados ou tivessem tanto a ensinar a seu sucessor.

Anúncios
  1. luizmullerpt
    24/12/2010 às 14:51

    Texto sucinto, mas que dz tudo. Não passarão com sua arrogância. O PIG será derrotado como foi nas eleições. E tu ajudas a defender a verdade neste Blog. Boas Festas e Feliz Ano Novo.

  2. Jaime Rodrigues
    25/12/2010 às 11:21

    Alem de marcar posições de oposição esta mulher tem outra coisa a fazer na vida?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: