Início > movimentos sociais, Sociedade > Convite ao II EIV-RS!

Convite ao II EIV-RS!

Sabes o que o trabalho de uma camponesa tem a ver com o de uma engenheira? E o que nós, da universidade, temos em comum com o Movimento dos Atingidos por Barragens? E com o Movimento das Mulheres Camponesas? E com o Movimento dos Pequenos Agricultores? E com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra? Acreditamos que somente através da vivência, da partilha, do diálogo, da comunicação é possível responder a essas questões. Por isso queremos te convidar para participar do 2º Estágio Interdisciplinar de Vivências do RS!

O EIV consiste num importante instrumento pedagógico auxiliar da formação profissional e propulsor da tomada de consciência do estudante sobre a diversidade e a complexidade das condições sociais de vida e trabalho vigentes na sociedade, sobretudo, as do meio rural. Também representa para as famílias um espaço de interação, de formação, de elevação significativa da auto-estima, de reflexão, sobretudo do perfil do futuro profissional que irá desenvolver atividades futuras naquela área. O EIV propicia ao estudante universitário o contato com a realidade social daqueles que foram excluídos do processo de produção, no intuito de romper com a divisão entre teoria e prática consagrada na Academia.

Esta experiência se pauta por três princípios fundamentais: a parceria, que se dá na relação do Movimento Estudantil com os Movimentos Sociais Camponeses; a interdisciplinaridade, que propicia o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, abrindo espaço para outros pontos de vista sobre determinados temas e problemáticas, além de exercitar a discussão e a reflexão coletiva; e a não intervenção, que garante ao estudante dedicar-se apenas ao conhecimento da realidade dos agricultores para compreendê-la e, ao mesmo tempo, oferecer elementos para problematizar sua formação profissional e humana, e, possivelmente, dimensionar ações futuras de interação e contribuição profissional.

O EIV é composto de três momentos: a preparação, na qual basicamente se estuda os assuntos que são importantes para o entendimento da realidade que os estagiários presenciarão em breve; a vivência que é quando cada um dos estudantes será enviado a uma família camponesa e passa a viver como um membro da família por um período de aproximadamente dez dias; e a socialização das vivências e avaliação do estágio que acontece após esse período de vivência nas áreas rurais, é o espaço onde concluímos o estágio e propomos ações futuras. O período previsto para a realização deste estágio é de 16 de fevereiro a 7 de março de 2011, com as etapas de preparação e socialização das vivências e avaliação do estágio em Santa Cruz do Sul.

Quer fazer o EIV? Entre em contato conosco através do email estagioiv.rs@gmail.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: