Início > Política > Conforme o partido envolvido em denúncias, muda o tratamento dos jornais

Conforme o partido envolvido em denúncias, muda o tratamento dos jornais

Vem em momento oportuno a matéria da Folha sobre as fraudes na licitação do metrô. Porque é importante saber essas coisas antes de depositar o voto nas urnas. Ela é sóbria, sem juízos de valor. Como seria bom se as denúncias envolvendo o PT e Dilma fossem assim sérias.

O texto escancara uma fraude incontestável, que privilegiou empresas na licitação de obras do metrô. Na época, José Serra era o governador. Foi durante sua gestão que os nomes chegaram à Folha, evidenciando um direcionamento na licitação para as empresas escolhidas. O jornal citou o nome de Serra uma única vez. Imagino se em seu lugar, um ex-governador concorrendo à Presidência da República, estivesse um petista. Estaria no título, sem dúvida, e palavras fortes de crítica e denúncia espalhar-se-iam ao longo do texto.

Faltou a Folha dizer como conseguiu a informação, mas o jornal foi esperto ao registrar em cartório, em abril, o resultado da licitação, que saiu em outubro (na quarta-feira passada). Acertou todas as empresas das linhas 2 à 8 do metrô.

De resto, fica a questão: por que fiquei sabendo dessa matéria quase que por acaso? Tenho a impressão de que se trata de um caso grave de beneficiamento que envolve José Serra, um candidato à Presidência, diretamente. Deveria estar sendo gritado aos quatro ventos.

Por que Globo e cia. ainda não repercutiram? Por que a Folha deu mais destaque na capa ao depoimento de Erenice do que às tramoias de Serra? O beneficiamento no metrô é novidade (jornalisticamente a novidade do fato é um dos critérios para definir a sua relevância e o seu espaço), é um furo (os jornais sempre querem dar as notícias em primeira mão e vangloriam-se quando conseguem) e é mais importante, por se tratar do candidato à Presidência e não de um subordinado, por se tratar de uma denúncia nova e não do andamento de uma denúncia antiga (quase que requentada). Mas o que esperar do jornal que fez isso e que agora sequer enfatiza que o candidato está envolvido?

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: