Início > América Latina, Internacional, Política, Sociedade > Piñera usa a união dos mineiros para atrair investimentos

Piñera usa a união dos mineiros para atrair investimentos

Se a união e a solidariedade dos mineiros chilenos surpreenderam para o bem e deram uma esperança na bondade dos homens, a atuação da imprensa e do resto do mundo diminui alguns pontos na conta da humanidade.

Depois de dois meses e meio presos debaixo da terra, eles quase não conseguem voltar à vida. Os jornais não deixam. Um dos mineradores teve que pedir para a imprensa parar com o assédio, classificada pelo porta-voz do grupo como “lamentável” (“Minerador resgatado pede que imprensa pare com assédio”).

Ao mesmo tempo, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, aproveitou a tragédia pra melhorar sua imagem e posar de herói. Agora roda pela Europa usando o acontecido para atrair investimentos para o país (“Piñera faz giro pela Europa esperando colher frutos do resgate no Chile”). Diz que o Chile não mais será lembrado pela ditadura de Pinochet, mas pela união e solidariedade que os mineiros demonstraram.

Talvez Piñera pudesse não esquecer de outro lado do fato. A união dos 33 homens só se deu porque eles ficaram presos a 700 metros de profundidade. E isso aconteceu porque a mina não tinha condições de segurança e o governo não fiscalizava.

Mas vale mais se aproveitar do mérito dos outros do que fazer uma avaliação das próprias falhas.

Anúncios
  1. Jacy Júnior
    20/10/2010 às 22:48

    Fundamentalismo Religioso. Essa é a “frase resumo”, que fiz, sobre todos os debates que assisti e li. Ouvi uma pessoa dizer que concorda com os casos previstos na lei, mas não é a favor da legalização do aborto… Como assim? Quanta contradição. rs

    O que está acontecendo com a Dilma, foi o mesmo que aconteceu com a Jandira Feghali, no ano de 2006, aqui no RJ. Posicionou-se a favor do direto ao aborto e, caiu drasticamente nas pesquisas.

    Creio que este foi o maior erro que a Dilma cometeu: dar depoimentos contraditórios sobre o assunto.

    Julgar o livro pela capa é mole, temos que analisar as propostas e esquecer esses debates rasos sobre tais assuntos. Aborto, diz respeito a saúde pública e, não vai ser nenhuma opinião contrária ou favorável à legalização do aborto, que mudará o futuro da nação, será o seu voto no dia 31 de outubro. Vote consciente, escolha o seu candidato e veja se é compatível aos seus princípios.

    • Jacy Júnior
      20/10/2010 às 22:49

      Cris, desconsidere esta resposta. É sobre outro assunto. Apertei no link errado. rs

  1. 16/10/2010 às 18:44

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: