Início > Comunicação, Jornalismo, Política > A maior vitória da história do PT

A maior vitória da história do PT

Se tudo se encaminhar dentro dos conformes e o resultado das urnas for o previsto, o PT se encaminha para a maior vitória de sua história. Uma vitória de muitas consequências.

Dilma presidente no primeiro turno – em último caso com grande percentual em um eventual segundo turno.

No RS, Tarso governador também no primeiro turno, derrubando o anti-petismo enfiado goela abaixo pela RBS.

No resto do país, perspectiva de 19 governadores governistas, segundo a IstoÉ.

Nunca antes a base aliada no Senado e na Câmara dos Deputados foi tão grande como será a partir de 2011.

Essa vitória do PT é histórica. É grande, contundente e rema contra a maré do que se tenta impor para os brasileiros. É uma vitória do partido, mas é antes uma vitória da democracia e do povo em sua autonomia. As urnas mostrarão que as pessoas não aceitam que lhes digam como devem agir. Que não são marionetes, que pensam, que podem decidir sozinhas.

O papel da imprensa será questionado

Como consequência, será questionado o papel da imprensa no Brasil. Por ter assumido uma posição tão forte e ter defendido com unhas e dentes um lado no pleito, a imprensa torna-se um partido político, como bem admitiu a presidente da Associação Nacional dos Jornais, Judith Brito. E, por isso, ela sai derrotada. Não é só o PSDB que perde a eleição. É o PSDB, o Grupo Abril, o Grupo Folha, a Rede Globo, o Estadão. Toda a “grande imprensa” abraça-se ao lado derrotado.

Não se poderá sair dessa eleição sem um sério questionamento sobre o papel dessa imprensa. Sobre como se deve agir ao fazer jornalismo, qual a função dos jornais e se eles a estão de fato cumprindo. A contundência das urnas fará com que se pense em uma regulamentação para a comunicação, cujo modelo mostra-se falido.

A força das urnas dará força ao governo. Dilma poderá propor a discussão, já puxada por Lula. A imprensa tentará um golpe, mas o povo apoiará o governo. Ele já mostrou que não se deixa manipular, que pensa.

A disputa de espaços no jogo político será alterada

Por outro lado, a vitória estrondosa do PT muda de forma consistente o cenário político brasileiro. O PSDB sairá bastante enfraquecido, podendo comemorar apenas a vitória de Alckmin em São Paulo. Os altos índices de Aécio Neves para o Senado por Minas Gerais fortalecem Aécio, não o partido. Ele é esperto, está muito além do PSDB e vê que a sigla não resistirá à força do tempo. Sabe que sua carreira política deverá ser consolidada em outra legenda. Que poderá ser o PMDB, o PSB ou algum novo partido. Virá com força. O tamanho dela só saberemos no futuro. Vai depender das coligações que fizer e de sua atuação no Senado. Pode surpreender, e é o único nome que hoje me assusta na oposição.

A vitória no primeiro turno, com ampla base aliada, permitirá ao governo que realize reformas importantes para tornar a sociedade mais justa. O Brasil poderá cair mais para a esquerda, com Lula puxando a opinião pública mundial favoravelmente e os brasileiros decidindo que a melhoria nas suas vidas conta mais do que a opinião do William Bonner.

A disputa de forças se dará em outro nível, com um enfraquecimento muito grande da direita tradicional. Se as pessoas continuarem ascendendo socialmente, até inexistir a miséria no Brasil, a tendência é que aumente o esclarecimento da maioria e a consequente participação na vida política. A democracia brasileira ruma para um fortalecimento, ao contrário do que prega a imprensa antes do pleito, fazendo terrorismo principalmente baseado em distorções da liberdade de expressão.

O cenário, como se pode ver, é positivo. Espero não estar sendo otimista demais.

Anúncios
  1. 03/10/2010 às 13:08

    Mesmo SP sendo um estado tradicionalmente tucano, ainda não perdi a esperança com a vitória de Mercadante. Se houver um 2o turno em SP (é é bem provável que aconteça), pode apostar que Lula e Dilma se empenharão com unhas e dentes pela eleição dele – além, claro, dos senadores de SP, todos de esquerda.

    Aliás, não deixa de ser irônico que um Estado tão conservador vá ter uma bancada PT-PT-PCdoB…

  1. 03/10/2010 às 12:20

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: