Início > Política > Marina trairá seus princípios se apoiar Serra

Marina trairá seus princípios se apoiar Serra

A indicação do PV de que apoiaria o PSDB em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra demonstra duas coisas em especial. Em primeiro lugar, o partido de Marina Silva já declara derrota antecipada. Onde já se viu um candidato que pede para ser alçado ao segundo turno indicar apoio para outro nome no segundo antes do resultado das eleições? É um atestado de derrota.

Em segundo lugar, mostra de que lado está, ou pelo menos para qual pende. É triste ver um inivíduo que participou de quase todo o governo como ministra do Meio Ambiente declarar apoio à oposição dessa forma. Não sei que tipo de ressentimento Marina guarda do PT, mas é grande. Agora resolveu colocar para fora suas posições conservadoras e se colocar ao lado das elites contra o progresso do povo. Sua plataforma é focada em meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ela começa sua traição dedicando-a a seus princípios. Ao apoiar o PSDB, apoia um projeto elitista, privatista, que privilegia o lucro em detrimento de qualquer vantagem social. E sabe-se que o desenvolvimento sustentável se dá abrindo-se mão de alguns benefícios financeiros, com investimentos maiores em setores que não trazem retorno financeiro imediato. Sabe-se, portanto, que um possível governo de Serra não seguiria esse rumo.

Marina, pois, dá as costas definitivamente ao partido que a fez política, que confiou em seu trabalho e na defesa do meio ambiente desenvolvida por ela durante toda uma vida. Mas trai essencialmente seus ideais. O ambientalismo, o ecologismo não se identificam com a direita. E Marina hoje coloca-se definitivamente à direita na agenda política brasileira.

Anúncios
  1. Jux
    02/10/2010 às 20:38

    é, Cristiníssima: a MarinNatura é a cara da nova-direita, infelizmente…
    Parabéns pelo studio virtual!

  2. cris
    03/10/2010 às 19:15

    Nossa!!! Fiquei muito triste, votei em Marina Silva e nunca pensei q ela iria pro lado da elite e trair seu partido.
    Isso mostra como não podemos acreditar em palavras, eu confiava em vc Marina.

  3. Enimar
    05/10/2010 às 11:51

    Marina tu tem que apoiar a Dilma. O Serra é um burgues filho do Demonio. Fora cupula da burguesia que não olha para os pobres. Votei em ti Marina por que queria ver voce e a Dilma no Segundo Turno, e voce apoia a vez da mulher na Presidencia do Brasil. Apoie a Dilma Marina, o PT e o PV Corre em Tuas veias!
    Fora Serra!!!!!!

  4. Gustavo Dutra
    05/10/2010 às 19:11

    Discordo em parte, Cris. Acho cedo para dizer se Marina “endireitou”.

    O PV, partido oportunista, provavelmente apoiará Serra. Isso pouco importa – tanto que nem Marina foi capaz de conseguir votos para eleger uma bancada significativa no Congresso (aumentou de 13 para 13 deputados) e governadores. Não, não. Marina é infinitamente maior que seu partido, e acho pouco provável que ELA venha a apoiar Serra; ela sabe o que ele representa. Mesmo que por vezes tenha feito coro à campanha tucana (como na fase da quebra do sigilo e do caso Erenice), não dá pra dizer que Marina tenha descido o nível da mesma forma que Serra – e, no último debate, o sujeito a acusou de ser conivente com a corrupção sem a menor desfaçatez.

    Marina deve manter-se neutra ou declarar apoio a Dilma. A favor da primeira hipótese, é sabido que ela e Dilma não se davam muito bem quando estavam no governo – além de ela talvez já estar de olho nas eleições de 2014. A favor do apoio a Dilma, temos o fato de que Marina foi uma liderança histórica do PT por muito tempo, fez parte do governo durante sete anos (portanto conhece seus avanços, embora tenha críticas) e com certeza possui muitas boas relações dentro do partido. Além disso, Marina criticou Serra fortemente no último debate pela falta de investimentos em políticas sociais e saneamento quando ele governou SP.

    Algumas críticas que Marina tem ao governo são válidas, e em seus pronunciamentos, nunca ultrapassou a fronteira entre a crítica construtiva e a difamação barata (não deu uma de Heloísa Helena, chamando o presidente de vagabundo). Marina pode ter seus defeitos (e tem: provavelmente saiu do PT porque esperava ser a escolhida de Lula, o que mostra um ego enorme), mas não há de ser TÃO incoerente assim – e mesmo se for, dificilmente será ao nível da direita rançosa que foi varrida do Senado no último domingo. Resta a ela ser Leonel Brizola (apoio apesar das divergências), Ferreira Gullar (ex-esquerda, agora reacionário) ou José Fogaça (em cima do muro pra tudo).

    (Espero não morder a língua. Já perdi um pedaço quando Dilma não ganhou no 1º turno…)

  1. 06/10/2010 às 22:56

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: