Início > Política > Dilma será, sim, eleita no primeiro turno

Dilma será, sim, eleita no primeiro turno

Os institutos de pesquisa podem até dar uma manipulada em sua margem de erro de vez em quando ou mudar as perguntas para ouvir respostas mais convenientes. Não estou dizendo que esse ano tenham feito porque sei que não posso acusar ninguém de nada sem provas ou, ao menos, evidências muito concretas.

Mas, acima de tudo, para se manterem, os institutos de pesquisa precisam de credibilidade. Acredito que só os jornais dependam tanto ou mais da credibilidade que os institutos de pesquisa. Por isso, eles não podem dar resultados muito discrepantes às vésperas das eleições. A menos que aconteça alguma coisa que mude muito o cenário, fica feio se uma empresa que trabalhe com a medição de intenção de voto, entre outras pesquisas, errar grosseiramente no resultado previsto. Para vender melhor seu serviço – e, afinal, o que a todas elas interessa é a bufunfa mesmo -, quanto mais perto do resultado verificado nas urnas elas chegarem, melhor será no futuro.

Por essas e por outras que a pesquisa de boca de urna é tão significativa do ponto de vista de indicar o provável resultado – até porque ela não mais influencia votos.

Considerando que o interesse da classe dominante, entre a qual os institutos de pesquisa de um modo geral se incluem, é manter-se dominante e, portanto, eleger um candidato conservador e que não vá melhorar a vida do povão, é de se supor que, se por acaso houver algum tipo de manipulação nas pesquisas, ela se dá a favor de José Serra, nestas eleições.

Logo, ver o resultado do Datafolha de três dias antes das eleições dizendo que Dilma Rousseff tem 52% dos votos válidos me enche de expectativa. Porque me faz crer que Dilma terá no mínimo 52% dos votos válidos.

Da mesma forma, acredito que Tarso Genro (PT), no Rio Grande do Sul, também será eleito no primeiro turno com ao menos 52%.

Veremos números mais concretos na pesquisa boca de urna divulgada domingo, antes da apuração. Mas também, com a eficiência do nosso sistema eleitoral, com urnas eletrônicas e tudo o mais, a diferença entre a divulgação da pesquisa de boca de urna e o resultado das urnas será de apenas algumas horas. Ou seja, nos contentemos, pois, com as sondagens a serem divulgadas hoje à noite. Considerando tudo o já dito, os números que já temos dificilmente poderiam estar melhores. Digo sem medo de errar: Dilma será eleita no primeiro turno.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: