Início > Internacional, Sociedade > Cresce xenofobia na Europa

Cresce xenofobia na Europa

Chegam ao Brasil informações de aumento da xenofobia nos Estados Unidos e na Europa que assustam. Especialmente no nosso país, que acolheu tantos europeus em período de dificuldades no Velho Continente, a notícia chateia. Mas o grave mesmo está acontecendo com grupos de origem muçulmana, ciganos, africanos e até europeus mesmo, de países mais pobres, do Leste.

O preconceito é de classe, de cor e de religião, além da questão nacional. Antonio Luiz M. C. Costa dá um retrato muito bom na Carta Capital dessa semana. A xenofobia assusta quem se coloca no lugar dos imigrantes e até quem tenta imaginar o futuro dos europeus “legítimos”.

Os casos mais flagrantes vêm se dando na França. O presidente Nicolas Sarkozy tem atacado grupos de ciganos, proibiu o uso de véu pelas mulheres em território francês e vai minando as culturas estrangeiras. Mas os imigrantes já vêm sendo uma parcela cada vez mais significativa dos país europeus. No futuro, os “brancos” serão minoria.

Xenofobia é igual a falta de solidariedade

O preconceito contra eles é grave porque demonstra uma falta de humanidade muito grande. Ofende o princípio da igualdade, que deveria transcender as fronteiras. Se todos os homens são iguais, não são todos os homens brasileiros ou todos os italianos ou todos os marroquinhos, mas TODOS de fato. E se a lei trata de forma diferente os que nascem no país, seja ele qual for, dos que vêm de fora, o nosso princípio de amor ao próximo, de solidariedade, de fraternidade e principalmente de justiça e igualdade deveria prevalecer e reger nossas relações. A xenofobia é o egoísmo tomando força.

É nesse sentido que a xenofobia se identifica com a direita. É porque igualdade e justiça são princípios historicamente defendidos pela esquerda. Diante da crise, a direita se fortalece, e junto com ela cresce essa onda discriminatória, que diferencia um homem de outro como se um tivesse um gene que o tornasse melhor que o outro.

A xenofobia não é diferente do preconceito já condenado por lei que leva à cadeia aquele que ofende um negro por conta da sua cor ou daquele que despreza uma mulher como se fosse de uma classe inferior.

Europeus “brancos” serão vítimas de si mesmos

É prejudicial para os imigrantes, claro, que veem sua cultura vilipendiada e sofrem diariamente, mas um dia há de trazer prejuízos também à Europa mais tradicional, que vai precisar da população mais jovem que vem com a imigração para não sobrecarregar o sistema previdenciário da população europeia, que vai ficando cada dia mais velha.

Mas quem consegue usar a razão contra o preconceito? Se houvesse algum pensamento lógico na cabeça de quem agride, a discriminação não aconteceria, porque ela não faz sentido algum.

Anúncios
  1. 30/09/2010 às 21:45

    E pensar que uns 15 anos atrás apareceu um Fukuyama da vida que, com um viva ao neoliberalismo, dizia que a História tinha acabado…

    Não acaba nunca, Fuku. Mesmo que absurdos do mundo como esse (momento utopia) um dia acabem, a História segue. Até lá, vamos fazendo-a.

  2. 01/10/2010 às 11:32

    Chega a ser irônico que a França adote tal política contra os imigrantes, tendo um presidente que é filho de um imigrante húngaro.

    A diferença, é que o pai de Nicolas Sarkozy não foi para a França para fugir da pobreza (como os imigrantes da África e do Leste Europeu), e sim, porque era de família “nobre”, que teve suas propriedades expropriadas quando o exército soviético ocupou a Hungria no final da Segunda Guerra Mundial…

    Mas é fato: com a significativa redução da população “branca” da Europa, e o aumento do presença dos imigrantes, os países estão começando a viver uma “crise de identidade”. Afinal, aquela ideia que temos de “o francês típico”, “o alemão típico”, “o inglês típico” etc., aos poucos vai deixando de fazer sentido (na Copa do Mundo isso é bem perceptível, quando vemos os jogadores das seleções desses países – a maior parte não corresponde aos estereótipos). O problema, é que para as populações de tais países, ela ainda é muito válida, gerando tais tensões. E não será tarefa simples desconstruir isso.

  3. was
    16/01/2011 às 14:21

    Só espero que se meu país algum dia alcançar o primeiro mundo, também adote as mesmas medidas contra europeus e similares. Principalmente quando faltarem recursos à esses povos. Tudo é uma questão de reciprocidade!

  4. 27/04/2011 às 9:38

    sempre existiu e sempre irão existir raças diferentes, pessoas diferentes, que vivem, que trabalham, que têm uma religiao diferente. o diferente, é dificil aceitarmos “o outro”!!!

  5. 27/04/2011 às 9:39

    sempre existiu e sempre existirao raças e povos diferentes. “O outro”” é dificil aceitarmos!!!!

  6. natalia
    27/07/2011 às 9:02

    eu acho muito ridiculo o que eles fazem

  7. natalia
    27/07/2011 às 9:05

    eu acho muito feio eles nao tem coraçao nos somos todos
    iguais independente de cor,raça,ou condicoes finançeiras somos todos
    filhos de Deus

  8. 22/08/2011 às 1:25

    Veja-se quão diferentes as situações que estamos vivendo. Enquanto na Europa de todas as luzes se expulsam e”gente indesejada”, basicamente negros, latinos e muçulmanos, o Brasil dá exemplo de liberdade e antirracismo, acolhendo milhares de haitianos no Amazonas e, pasmem, espanhóis que estão vindo para cá às centenas, todos os meses, eles que impediam a entrada de brasileiros nos aeroportos e deportavam nossos compatrícios menos aquinhoados, além de exibirem tratamento grosseiro, desrespeitoso. o mundo gira, as posições se invertem.

  9. Alisson Gustavo
    14/10/2011 às 17:54

    ‘ O Brasil acolhe todos, sem essa tal palhaçada de cor, religião, e etc … oque é que eles tem de melhor ? por mais que o país deles esteja crescendo cada vez mais, o Brasil também abrange essa causa, pois o Brasil vai crescer e está crescendo muito, é bom que daqui uns dia o Brasil possa ficar bem rustico, que não aceite ninguém que não seja brasileiro, ai eu quero ver quem vai se agradar ou não, as pessoas acham certo isso, quando um país cresce aumenta a população rapidinho, agora quando cai, rum oque não é de estrangeiro querendo ir pra outros países, mas deixa ver, que seja feita a vontade de Deus e do povo ‘ …

  10. 17/11/2011 às 11:48

    Precisamaos mudar nossos costumes e aceitar novas culturas .

  11. Quinha Ferraz
    05/12/2011 às 22:33

    Vivo por enquanto em Portugal, vejo como os brasileiros são menosprezados pelos portugueses, hoje vi durante as noticias que só no primeiro semestre já foram 50 mil portugas para trabalhar no Brasil, sei q o povo brasileiro é acolhedor, e irá recebe-los bem, para ensinar-lhes a lição.

  12. marlucy
    05/01/2012 às 18:17

    Deus, o ser supremo, de posição mais elevada e enaltecida que existe não é parcial como está escrito nas escrituras sagradas.Por que nós humanos imperfeitos deveríamos ser?Desde os tempos antigos,segundo sua palavra a bíblia,seu povo,tinha que ter consideração com os estrangeiros.Um exemplo disso é que ao fazer a colheita nos campos,os agricultores deveriam deixar um pouco de alimento nos ramos para os residentes forasteiros.Nosso criador não mudou e nós também devemos seguir seu belo exemplo que com certeza Ele gostaria que seguíssemos,caso contrário não deixaria por escrito .

  13. Humano
    02/02/2012 às 23:56

    O negócio é o seguinte que eles se fodam todos e que vão dar o bumbum para os muçulmanos.

  14. jane
    04/06/2012 às 9:33

    eu aho isso tuudo errado nossa…

  15. clara elizabeth gomez
    10/06/2012 às 19:35

    eu acho isso tudo errado pressissamos mudar nossos costumes e aseitar novas culturas pressisamos respeitar os proximos eles irao nos respeitar tam bem dpende de nos para o pais ser menos rigorossa

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: