Início > Comunicação, Internacional, Jornalismo > Cristina Kirchner vai pedir a prisão imediata dos donos dos jornais Clarín e La Nación

Cristina Kirchner vai pedir a prisão imediata dos donos dos jornais Clarín e La Nación

Sou fã dessa Cristina. Espero que a Dilma tome como exemplo e enfrente a nossa imprensa que acha que pode tudo e ultrapassa todos os limites.

Do Diário Gauche:

O governo argentino prepara denúncia contra os donos dos dois principais jornais do país, Clarín e La Nación, por homicídio e cumplicidade no sequestro e nas torturas sofridas por membros da família Graiver durante a ditadura (1976-1983). A herdeira do Grupo Clarín, Ernestina Herrera de Noble (na foto, de verde), de 85 anos, já teria contra si, de acordo com o jornal portenho Perfil, um pedido de “detenção imediata” tramitando nos tribunais de La Plata, capital da Província de Buenos Aires. As informações são da agência Efe.

A denúncia – vista pela oposição como mais um sinal da perseguição política radical lançada pela presidente Cristina Kirchner contra os meios de comunicação – refere-se ao papel que os donos dos dois jornais teriam desempenhado em 1976. Na época, eles compraram a empresa Papel Prensa, que fornece matéria-prima para o Clarín e o La Nación, beneficiados por uma venda vantajosa depois que a herdeira da empresa, Lidia Papaleo Graiver, foi presa e torturada pelos militares. O marido dela, David Graiver, que teria ajudado a financiar o grupo radical de esquerda Montoneros, morreu num misterioso acidente de avião antes da transação. A versão de que os dois jornais se beneficiaram dos crimes para assumir o controle da empresa que abastece 75% do mercado interno é respaldada por Lidia, viúva de David Graiver.

O embate entre governo e imprensa cresce no momento em que a Argentina se aproxima das eleições presidenciais de 2011.

Ontem, milhares de manifestantes saíram às ruas de Buenos Aires para protestar contra a imprensa e o Judiciário. Eles pedem que os juízes da Corte Suprema apliquem a Lei de Meios, que restringe o direito de um grupo de mídia controlar mais de um veículo na mesma cidade.

Anúncios
  1. luizmullerpt
    22/09/2010 às 1:28

    Não acho que tenhamos que colocar os Frias, Marinhos e cia. na cadeia. É melhor cortar os patrocínios das empresas estatais para esta mídia calhorda e golpista do Brasil. Aqui no Brasil, o golpe militar de 64 também teve a mídia com papel protagonista em todo o período do Governo Jango. Vão querer derrubar a Dilma e o projeto mais generoso com o povo brasileiro, já instalado em nosso país. A Cristina Kirchner abre a porta da cadeia pros cafagestes midiáticos de lá entrarem. Aqui o governo deve cortar os recursos de publicidade da grande mídia, e assim abrir a boca da tumba por onde toda a grande mídia golpista deve entrar.

    • 23/09/2010 às 22:54

      Claro, Luiz. O que o Cristóvão mostra nesse texto é que a Cristina ousa enfrentar. E o que eu peço é que a Dilma enfrente também, mas cada uma a sua maneira, de acordo com as possibilidades e as necessidade de cada país.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: