Início > Blogs, Comunicação, Eventos, Política, Tecnologia e internet > #blogprog pela democratização da comunicação

#blogprog pela democratização da comunicação

Eram cerca de 300 pessoas dentro do auditório em um prédio de São Paulo. Sotaques diferentes, diversas culturas. Muitas nunca tinham se visto, moravam em lugares diferentes do Brasil, dos quatro cantos do país. O que os unia – o que nos unia – era a vontade de fazer comunicação com liberdade e em prol da democracia e da igualdade. A internet como meio, a solidariedade como fim.

Solidariedade entre blogueiros, como uma forma de defesa dos ataques da direita. E me permito divagar para explicar por que eram ali todos de esquerda e, se havia alguém que não fosse, tratou de não se manifestar. Não porque fosse proibido pela organização ou qualquer outra teoria de perseguição, mas porque a luta que se travava, a discussão que acontecia é em torno de um projeto de esquerda. Porque ainda que os conceitos de esquerda e direita venham mudando, quem deseja o progresso, quem defende igualdade e justiça, quem luta pelo social é a esquerda.

E a democratização da comunicação; a diversidade de vozes, culturas e opiniões; a denúncia do monopólio e da manipulação exercida pela mídia tradicional vêm em busca de maior democracia. Maior democracia é mais igualdade. Quanto mais pessoas têm acesso aos bens – sejam eles de consumo, alimentação, casa, carro, sejam culturais, como os meios de comunicação –, mais iguais são as condições sociais. Mais justa é a sociedade. Mais plural e, portanto, mais solidária.

Pela possibilidade de fortalecer a resistência ao que é dito nos meios tradicionais, com sua visão única e conservadora de sociedade, de intensificar a produção de conteúdo diversificado, de criar uma verdadeira rede de blogs que pelo menos incomode um pouco, que chame a atenção, por tudo isso é que o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas é um evento histórico. Metade do evento já se passou, o primeiro de dois ótimos dias.

Começou sem acesso livre à internet dentro do auditório, para não interferir na transmissão ao vivo para quem não pôde se fazer presente, mas com discussões úteis – não apenas teóricas, mas práticas – para viabilizar a existência, a manutenção e o fortalecimento dos blogs. Começou lotado. Começou plural. Divertido. Efetivo. Com projeto para o futuro. Começou promissor.

————–

Prometo incluir fotos segunda-feira.

Anúncios
  1. Marco Nascimento
    24/08/2010 às 0:55

    Muito bom. Eu tenho dúvidas quanto a essas mudanças pelas quais os conceitos de esquerda e direita estariam passando. Eu vejo como o caso mais típico de “quanto mais as coisas mudam, mais permanecem as mesmas”. A divisão é sempre entre quem quer ir pra frente e mudar e quem quer conservar, não apenas as coisas como são, mas as coisas consigo.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: