Início > Esporte, Sociedade > A Copa é chata porque o futebol é só um negócio

A Copa é chata porque o futebol é só um negócio

Eduardo Galeano tinha razão. Depois do jogo de ontem contra Portugal e do que vem sendo a Copa do Mundo desse ano, não tem mais como se empolgar com o futebol. Pelo menos com o futebol profissional ou, restringindo um pouco mais, com esse extremamente profissional que move rios de dinheiro e envolve nomes mundialmente conhecidos.

Não questiono que todos querem ganhar e portanto o futebol de resultados, que ignora a beleza, também mantém seu sentido. O problema é quando os interesses maiores não são nem no placar, muito menos no estilo do jogo ou dos jogadores, mas não aparecem, estão escondidos em conversas fora dos gramados.

Quando o cara é extremamente bem pago para dar o melhor rendimento que a tecnologia permite, com profissionais altamente especializados explorando em que parte do corpo pode-se investir mais, com o exercício certo, a comida ideal, tudo muito bem definido, bastante específico, talvez ele deixe de se preocupar com o futebol. A bola é um acessório a mais. Nada mais poderia ser imprevisível.

Mas é, porque essa fórmula não funciona. Esquecer a origem do futebol, da brincadeira – afinal, é um esporte! – não dá resultado, porque torna tudo falso. Daqui a pouco, jogadores serão fabricados, feitos de plástico. O que, na verdade, é só um passo a mais, porque eles já são praticamente fabricados.

Já falei do contra-senso, do desrespeito com a sociedade que é investir tanto dinheiro em futebol. Agora questiono a validade dessa política para o próprio futebol. Alguém aí está satisfeito com os resultados obtidos ultimamente? Não falo em números, mas quero saber se o pessoal acha que o futebol está ficando mais interessante. Eu acho que menos. A Copa está chata, as únicas surpresas são porque seleções grandes estão fracas demais e não conseguem se classificar. Nada de bom chama a atenção, nada empolga. Só vejo pessoas reclamarem dessa Copa. Junto-me ao coro.

Anúncios
Categorias:Esporte, Sociedade Etiquetas:, ,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: