Início > Política > Ibope confirma tendência de importantes conquistas para o PT

Ibope confirma tendência de importantes conquistas para o PT

Pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 10 e 15 de junho e divulgada hoje confirma a tendência que venho defendendo há tempos: a menos que aconteça uma reviravolta na política gaúcha, Tarso será o novo governador do RS. Detalhe: ainda não encontrei a notícia nos veículos do grupo RBS.

Tem gente que aposta que Yeda está crescendo e que a tucana vai para o segundo turno no lugar de Fogaça. Os 11% de intenções de voto detectados pela pesquisa para a governadora tornam difícil de acreditar. Sinceramente, acho que o Ibope não manipularia os resultados nessa direção.

De resto, Tarso desponta com 37%, razoavelmente longe dos 30% de Fogaça, até mesmo se considerarmos a margem de erro de três pontos percentuais. Yeda nem chega perto, como vemos.

No segundo turno, ela nem é considerada na pesquisa. O cenário divulgado é entre Tarso e Fogaça, e amplia a diferença. O petista fica com 47% contra 39% do candidato do ex-prefeito.

Os números não comprovam ainda, porque só a urna é capaz disso, mas indicam tendências fortes. Quarta-feira foi a vez de Dilma despontar na liderança de uma pesquisa CNI/Ibope. Sem reviravoltas, aposto minhas fichas em uma possível eleição da candidata de Lula ainda no primeiro turno (ainda mais com a chapa puro-sangue-sem-Aécio tucana). No segundo, já é praticamente certo.

E no RS o franco favorito é Tarso Genro. Daqui a dois anos, talvez se realize o sonho ainda não atingido pelos petistas gaúchos, de ter um presidente, um governador e um prefeito petistas. Levando ainda Caxias do Sul e Pelotas, o cenário se completa.

Já que é época de Copa do Mundo e estou aqui reforçando meus palpites, faço-os também para o Senado. Digo sem muito medo de errar que o Rigotto vai chupar o dedo, como fez na última vez que se candidatou a governador e não foi nem para o segundo turno. Minha aposta vai para Paulo Paim e o nome que carrega a RBS na campanha, Ana Amélia Lemos. Que diferença faz ter o apoio dessas três letrinhas aí…

Anúncios
  1. José Ricardo
    25/06/2010 às 23:49

    Qual éa fonte da sua informação?

    Estou aqui no Rio torcendo pelo Tarso e pelo PT no país intero.

    Abraço,

  2. Cleberson Silva
    26/06/2010 às 12:23

    Mesmo aprovando o governo Yeda, torço que ela não vá para o segundo turno contra o Tarso, pois nesse caso ela perderia de lavada.
    Já contra o Fogaça, provavelmente o Tarso esbarraria no teto de votos do petismo no estado, que desde 2002 não elege mais ninguém para cargos relevantes, só umas prefeituras de interior.

  1. 17/08/2010 às 22:59

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: