Início > Jornalismo, Política > Lula erra o tom do discurso e a Globo aproveita

Lula erra o tom do discurso e a Globo aproveita

A Globo teve a oportunidade de escolher o trecho que mostraria no Fantástico da fala de Lula na convenção que oficializou a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República ontem. E não a jogou fora. Não podia selecionar nada escancaradamente negativo, mas não tinha interesse em valorizar demais o presidente e a candidata.

Mas convenhamos, o Lula foi generoso e contribuiu na decisão. Se por um lado ele sabe que tem de dizer aos eleitores que votar em Dilma é como votar nele, que na prática é a mesma coisa, por outro seu discurso foi extremamente prepotente. Errou o tom. Talvez tenha sido só no trechinho mostrado na Globo, mas o momento era importante demais para errar em qualquer segundo que fosse.

Lula valorizou-se demais, mostrou um ego do tamanho de um bonde e acabou, com isso, minimizando a relevância de Dilma no processo. Enfatizou que é a primeira vez que o eleitor não vai encontrar o nome do metalúrgico na cédula, e que o vazio vai ser sentido na hora do voto. Dilma seria a responsável por preencher esse vazio. Ou seja, já que não pode ser candidato, que a lei não permite, escolheu um tampão.

Não acho que Dilma seja só isso, embora ela realmente não chegue perto da capacidade de liderança de Lula. Acho que ela é, como o PT vem insistentemente declarando, uma excelente gestora, extremamente competente. Mas não foi isso que Lula disse. No discurso dele de hoje, Dilma seria um tapa-buracos. Dessa vez, não cometeu nenhuma gafe linguística, mas errou feio o presidente.

————

Já a Folha conseguiu quase dar mais destaque ao suposto dossiê fabricado pelo PT do que ao lançamento da candidatura propriamente dito, e usando palavras fortes, valorizando muito mais a opinião da oposição por conta do impacto dessas palavras. Destacou bastante outros candidatos, diminuindo o espaço da petista. Vamos bem com essa imprensa…

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: