Início > Jornalismo, Política > ZH favorece discurso neoliberal

ZH favorece discurso neoliberal

Tudo bem, a matéria é sobre os supersalários, que são de fato um absurdo. Mas a estratégia não é nada nova, diz respeito a um suposto inchaço da máquina pública. Saiu ontem (10) em Zero Hora, criticando quem ganha demais às custas do povo. Só que tem tudo a ver, parte do mesmo princípio e tem o mesmo fim que a campanha que criou uma verdadeira ojeriza aos senadores e aos políticos de um modo geral no ano passado, com aquela função toda que usou o Sarney (que não defendo, evidentemente) para achincalhar com toda a categoria política.

A tentativa de dizer que o Estado brasileiro está inchado (e me lembro bem de uma capa da Folha de S.Paulo que criticava investimento em pessoal) não se sustenta na comparação com países do Hemisfério Norte, dito desenvolvidos.

Essa posição só valoriza uma política privatista, de Estado mínimo, que favorece meia dúzia de gatos pingados. No fim das contas, cai na velha discussão de fortalecimento do Estado que opõe Dilma e Serra, PT e PSDB. E que, ao defender Estado mínimo, a imprensa se coloca ao lado do neoliberal tucano.

E repara que o quadro principal não coloca o percentual de supersalários em cada órgão. A Assembleia Legislativa tem muito mais funcionários que o Tribunal de Contas do Estado, por exemplo, então proporcionalmente a quantidade é muito menor. Mas, do jeito que está, alimenta ainda mais o preconceito contra a classe política, fazendo parecer que são os maiores “ladrões” do dinheiro do povo. Generalizando.

Difícil dizer que essa imprensa não tem lado. Bem, talvez oscile dentro de alguns parâmetros, já que agora parece enaltecer Marina Silva, também neoliberal mas mais simpática. Mas definitivamente, a grande mídia brasileira sabe muito bem de que lado não está. Do lado dos trabalhadores, da esquerda, do Estado, do público, do coletivo. Esse lado é de Dilma, não da Folha ou da Zero Hora.

Anúncios
  1. Cleberson Silva
    11/06/2010 às 22:36

    Então não é pra publicar os supersalários? É para deixá-los bem escondidos, para que ninguém fique sabendo que eles existem?
    Tem gente que enxerga conspiração em tudo, barbaridade.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: