Início > Política > DCE da UFRGS será investigado por corrupção

DCE da UFRGS será investigado por corrupção

Rodolfo Mohr, do Todas as Vozes:

Na segunda-feira, 31 de maio, acontecerá a primeira reunião da Comissão Estudantil de Investigação (CEI). Composta por 21 Centros e Diretórios Acadêmicos (CAs e DAs), a CEI terá como missão passar um pente fino na gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), inundada por graves denúncias de corrupção. Marcel Van Hattem, diretor de Relações Institucionais da entidade e um dos principais denunciados, licenciou-se do cargo nesta sexta-feira, 28, para concorrer a Deputado Estadual pelo Partido Progressista.

A noite da quinta-feira, 27, já está gravada na história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representando mais de 20 mil estudantes, 29 CAs e DAs estiveram reunidos, na Faculdade de Economia, para ouvir as denúncias de corrupção contra a gestão do DCE realizada pelo ex-advogado da própria gestão Régis Antonio Coimbra.

Eram quase 19h quando começou o depoimento do advogado relatando a apropriação indébita de recursos financeiros pelo presidente Renan Arthur Pretto, estudante de Administração. Explicou em pormenores o desenrolar de uma série de conflitos internos que se sucederam após, segundo ele, Pretto, a mando de Marcel Van Hattem, retirar 5 mil reais do caixa do DCE. Trouxe à tona as ameaças sofridas pela vice-presidente Claudia Thompson e pelo tesoureiro Tiago Bonetti. Os atos de coação teriam sido, de acordo com suas palavras, realizadas por Van Hattem. Por fim, alegou que estes fatos devem levar à destituição da diretoria executiva.

A defesa do jovem Pretto não convenceu os demais representantes estudantis. O presidente do DCE alegou “inexperiência administrativa” quando “sacou o dinheiro do cofre da entidade”, por conta própria, “para pagar um fornecedor”. Porém, esse saque não foi registrado e a nota fiscal que comprova o pagamento, segundo Pretto, foi trazida à prestação de contas dias depois. Assim, assumiu ter ficado com dinheiro da gestão sob seu domínio, sem registro no livro-caixa. A atual gestão se elegeu sobre três princípios: apartidarismo, transparência de gestão e defesa da excelência acadêmica. A CEI apresentará ao final da sua primeira reunião ordinária seu calendário de trabalho e a data da entrega do relatório final.

Anúncios
  1. Pati
    29/05/2010 às 18:59

    Isso era maaaais do que esperado. Só achei que eles fossem esperar um pouquinho mais antes de começar os golpes. Depois de tantos avanços, que tristeza a Ufrgs na mão dessas criaturas do mal…

  2. Cleberson Silva
    30/05/2010 às 14:27

    Nossa esquerda raivosa não aceita a alternância no poder, mesmo nas entidades em que o poder é irrelevante, sendo apenas simbólico, como o DCE da UFRGS (o montande em questão deixa isso bem claro, 5.000 reais).
    Depois de longos anos no poder na UFRGS, quando finalmente outra corrente assume o DCE, os aloprados de plantão não tardaram em começar com o denuncismo infundado (já que não foi publicada qualquer espécie de prova de que o sujeito praticou mesmo um ato de improbidade), para tentar enlamear a imagem da atual gestão.
    Felizmente o PT nacional já superou essa forma pérfida de “fazer política”, pois mandou desativar a célula de “inteligência” que seu baixo clero instalou no Lago Sul de Brasília, com o propósito de fabricar escândalos envolvendo os adversários.

    • 30/05/2010 às 18:58

      E a direita raivosa acha que o “denuncismo” só deve ser usado contra a esquerda… Interessante, né?

      • Cleberson Silva
        30/05/2010 às 19:31

        Pois é. Gente sem caráter e que acredita que os fins justificam os meios (por mais baixos e sórdidos que eles sejam) existe em todas as correntes ideológicas. Eu não concordo com o uso desses expedientes por ninguém, seja de esquerda, centro ou de direita.
        Tanto é que exaltei a atitude do PT nacional de desmantelar o quartel-general da sua “inteligência”.

  3. Pati
    31/05/2010 às 21:39

    Qualquer discussão política ou assunto hoje virou análise do PT – como se fosse o resumo de toda a esquerda. Lamentável…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: