Início > Jornalismo > A cara da Folha é nova, mas o jornalismo…

A cara da Folha é nova, mas o jornalismo…

Continuar igual mudando ou mudar continuando o mesmo. Tanto faz. O que importa é que a Folha deixou claro em todos os momentos que pôde que a reforma posta nas ruas hoje é gráfica, mas não editorial. Que muda a cara das páginas e do site – e nem é tanto –, algumas editorias e cadernos trocam de nome, uns colunistas saem para dar lugar a outros, o site vira Folha.com em vez de Folha Online, mas a forma de fazer jornalismo, de ver o jornalismo e, principalmente, de enxergar o mundo e transmiti-lo ao leitor pelas palavras – e fotos, vídeos, sons – continua a mesma.

Fica claro já no editorial, quando o jornal afirma que antes de dizer o que muda é preciso comentar o que mantém. E acaba não falando nas tais transformações. Acaba não falando nada, na verdade, só aquela conversinha de pluralidade que sabemos não ser exatamente verdadeira.

O caderno especial dedicado a explicar as mudanças – Novíssima –, comandadas por Sérgio D’Ávila, não acrescenta muita coisa. Uma só me chamou a atenção, a promessa de o jornal se tornar mais analítico. Mas que conflita com a de tornar os textos mais enxutos. Promete espaço para ambos.

A interação do papel com a internet também é ressaltada, mas convenhamos: se não estava fazendo ainda de forma satisfatória, está começando meio tarde demais. Então, não é novidade. No site, nada mudou tanto a ponto de merecer comentário.

A mudança no time de colunistas não chega a ser significativa. A mais comentada vem sendo a entrada de Antônio Palocci. A ombudsman chegou a publicar trecho de uma carta de leitor reclamando espaço a um assessor de Serra e dos outros candidatos. Se não estão satisfeitos com praticamente todas as outras páginas do jornal tentando eleger o tucano, fica difícil o diálogo. E bem, digamos que Palocci não é a mais esquerdista das criaturas.

E tem, claro, a extinção do caderno Mais!, que dá lugar ao Ilustríssima. Confesso que isso dói um pouco, mas acho que também ele muda só no nome e na cara, o conteúdo continua. Só não me parece uma estratégia muito inteligente, porque, assim como eu, tantos outros leitores têm – ou tinham – um carinho especial pelo Mais!. Na verdade, era um resquício de lucidez, um fôlego no tão maltratado jornalismo brasileiro.

Poderia aqui avaliar as mudanças gráficas. Títulos letras, fotos maiores. Gráficos mais limpos. Outras cores. O caderno Esporte encolheu em tamanho e virou tablóide – “mais dinâmico”. Também as mudanças nos nomes das editorias: Brasil vira Poder, Dinheiro vira Mercado, Informática passa a ser Tec. Melhorar visualmente, facilitando a leitura, é bacana, mas nada disso é significativo diante da possibilidade de repensar a forma de lidar com a informação. Desperdiçada. Mas claro, eu nunca esperei o contrário.

—————

Destaque para o novo chargista da nobre página A2, João Montanaro, de 14 anos. Sobre política.

—————

O documentário produzido pela Folha e dirigido por Fernando Grostein Andrade, intitulado O Jornal do Futuro, que promete revelar os bastidores da reformulação, vale apenas pela curiosidade, já que não acrescenta muita informação. Fala mais da parte gráfica, pra variar.

Anúncios
  1. 23/05/2010 às 20:57

    Dos jornalões, apesar de não ser mais aquele de outrora, o JB ainda é o melhor.

    • 24/05/2010 às 9:57

      Aqui em Porto Alegre o acesso ao JB é difícil. Tem em pouquíssimas bancas… =/

      • 24/05/2010 às 23:51

        Aqui em Curitiba é pior, nem tem.

        Em Santos, antes tinha, mas também não tem mais.

        Então, só leio pela internet ou, quando vou a São Paulo ou ao Rio (o que, claro, não é toda hora), compro.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: