Início > Jornalismo > No ar, agora, www.sul21.com.br, o novo portal do jornalismo gaúcho

No ar, agora, www.sul21.com.br, o novo portal do jornalismo gaúcho

No exato momento em que esse post é publicado, estou comemorando o lançamento do jornal eletrônico Sul 21, que ingressa na web agora através do endereço www.sul21.com.br.

O fato de ter em sua equipe só gente muito boa por si só não garante a qualidade do resultado final. Mas o fato de aliar bons profissionais com um planejamento bem feito e um projeto muito bem pensado são no mínimo indícios fortes de que o momento que estou, que estamos presenciando é único.

A editora atende pelo nome de Vera Spolidoro, que também assina uma coluna diária sobre política. Nós, blogueiros, temos nosso canto (e me sinto muito honrada por fazer parte dele), mostrando que o portal valoriza o trabalho já realizado aí pela web. A imagem é valorizada, seja através de fotos, vídeos ou charges. Uma equipe vai atualizar diariamente a reportagem especial de capa e outras tantas matérias do site. Uma clipagem analítica do jornalismo gaúcho, como não se vê em lugar nenhum, também está lá sempre cedinho de manhã. As edições são diárias, mas a atualização é constante. Colaborações de internautas são valorizadas, acrescentadas ao portal, que tem grande espaço para comentários. Redes sociais (Twitter, Facebook, Delicious, Orkut…) aumentam a interação com o público e mostram a disposição de dialogar em todas as frentes.

O jornalismo ganha. Os jornalistas adquirem um pouco mais de força para trabalhar. Só por termos uma nova ferramenta que nos permita acreditar que é possível fazer diferente, que tem espaço e interesse para isso já é um grande alento e um enorme incentivo.

Mas não ganhamos só nós, os profissionais da comunicação. O verdadeiro beneficiado é o cidadão gaúcho, que ganha com o surgimento de um portal que pretende aliar “foco predominante em temas políticos (entendendo a Política aí com “P” maiúsculo); qualidade da informação; busca de rigor na análise; postura crítica frente às desigualdades; permanente busca de diálogo, pluralidade e interatividade” (do RS Urgente). E que, assim espero, terá condições de fazer concorrência à visão monopolista que domina o jornalismo gaúcho.

Que a internet seja realmente o espaço da democratização que promete. E que se possa brigar de igual pra igual.

Então, não tem por que não conferir: www.sul21.com.br. No twitter, @jornalsul21.

Mais sobre o Sul 21:

Novos ares na internet – apresentamos o Sul 21

Anúncios
Categorias:Jornalismo Etiquetas:
  1. Claudio Lopes
    11/05/2010 às 22:05

    Tudo muito bom, tudo muito bem…Ontem tentei acessar o Sul21, porém só com login e senha !!! Hoje tentei novamente, fora do ar pro problemas técnicos…A velha incompetência esquerda – parece que já nasceu morto..

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: