Início > Política > Chafariz no comício é consequência da privatização do espaço público

Chafariz no comício é consequência da privatização do espaço público

Hoje, 27 de setembro, a dez dias das eleições municipais de 2012, tivemos comício da Frente Popular no Largo Glênio Peres, Centro de Porto Alegre. Para quem não é daqui, o Glênio Peres é aquele espaço público que serve, no dia a dia, de passagem para milhares de pessoas, mas que também é palco de manifestações populares, de feiras de agricultura familiar, de ocupação. Um espaço do povo.

Nem tanto.

No meio do comício, enquanto falava a ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, militantes receberam uma visita inesperada. Água. E ela não vinha do céu, mas do chão. A novidade anunciada tempos atrás pela Prefeitura, ocupada por José Fortunati desde que José Fogaça renunciou para se candidatar sem sucesso ao governo do estado, mostrou pela primeira vez claramente o prejuízo que causa.

O chafariz – pontos de água espalhados em uma linha quase reta – está em espaço público, mas foi colocado pela Coca-Cola. A privatização do espaço tem consequências bem graves, e diz muito da forma de administrar a cidade – bem diferente da administração popular. Consequências que vão bem além dos militantes molhados, do outro que caiu ao tropeçar tentando escapar da água e do material de campanha encharcado.

Prefiro não apostar na possibilidade de os correligionários do prefeito Fortunati serem tão contra o espírito democrático a ponto de ligar os chafarizes de propósito. E na verdade não importam muito as desculpas que a Prefeitura possa dar (segundo a Rádio Guaíba, o coordenador do programa Viva o Centro, Glênio Bohrer, disse haver um acordo para que não fossem ligados durante o comício e que desconfia de sabotagem, mas poderiam dizer que ligava automático, sabotagem, acidente, responsabilidade da empresa, não importa). Não importa, porque só têm duas opções: ou o chafariz é responsabilidade da Prefeitura ou da Coca-Cola. O fato é que estamos falando de um espaço público, que deixou de ser.

No momento em que a Prefeitura entrega nas mãos de empresas privadas a recuperação e a administração de lugares do povo, ela está dando um recado claro: esse espaço deixou de ser do cidadão. Ela sujeita os habitantes do município às vontades de uma entidade que se move em função do lucro. E isso não é uma ofensa, é o pressuposto básico do capitalismo, cujo espírito, segundo Max Weber, é não simplesmente o lucro, mas a acumulação de dinheiro. Exatamente o oposto do que deveria ser o pressuposto de uma administração pública, que seria o de prover o bem estar da comunidade.

É esse modelo que vamos deixar ocupar o Paço Municipal mais uma vez?

About these ads
  1. luizmullerpt
    28/09/2012 às 0:04

    Uma baixaria. Mas quem decide os horários de acender chafariz, bem como de ocupação do Largo Glênio Peres, agora é a Vontobel Coca-cola, que ganhou de presente da Prefeitura a exploração do espaço que antes era público, por 20 anos. E terminou aquela históiria de manifestações culturais também. A partir de agora, só com autorização da Coca. Mas ao contrário dos artistas internacionais patrocinados pela Coca-Cola, artistas e pastores, cantores de música gospel vão ter que pagar pro Vontobel a licença por cada apresentação. E o Fortunati, compreensível, receberá o dízimo.

  2. luizmullerpt
    28/09/2012 às 0:44

    Reblogged this on Luizmuller's Blog.

  3. Nilson Figueiredo Filho
    28/09/2012 às 4:11

    Excelente post, Cris!

    Difícil ñ associar decadência (s/ qquer elegância) e o modelito fogaça-fortunati de alcaide.

    Do FSM à isso? Triste.

  4. Nilson Figueiredo Filho
    28/09/2012 às 4:13


    Do FSM a isso? Triste.

  5. Neli Colombo
    28/09/2012 às 8:18

    Excelente artigo, parabéns pelo trabalho sério e responsável!

  6. ZéDaLomba
    28/09/2012 às 15:47

    Desrespeitar uma manifestação popular de qualquer caráter é uma atitude extremamente infeliz, entretanto os jatos d’água instalados no Largo Glênio Peres, só tem a agregar a cidade, em vista que além de engrandecerem a fachada do Mercado Público, zona onde estão situados,e possuirem forte cunho estético, terão função climatizadora no forte verão portoalegrense, tornado o quente e acimentado Largo Glênio Peres em um ambiente mais agradável para os transeuntes. Deixa o partidarismo de lado e analisa o que a obra pode agregar pro povo que frequenta o largo.

  7. 28/09/2012 às 16:31

    Discordo, Porto Alegre precisa de mais chafarizes, mais parcerias entre governo — que não tem condições por si só de gerar qualidade de vida para todos — e iniciativa privada. O PT ficou 16 anos no poder na capital e o que fez em termos de parceria? Absolutamente nada,

    Em qualquer cidade do mundo socialmente desenvolvido existe esse tipo de parceria que o pessoal do PT abomina, por puro preconceito.

    Privatização do espaço público e desrespeito ao meio ambiente e ao princípio fundamental da dignidade do ser humano são as zonas de favela, de pobreza, de miséria que o pessoal do PT insiste em não querer mexer, porque acha que é uma forma de higienização.

    Está explicado porque motivos o candidato petista não consegue superar em Porto Alegre os 10%.

  8. 30/09/2012 às 0:04

    Essa foi a semana da baixaria em Porto Alegre, conforme noticiamos no Gerúndio News: http://www.gerundionews.com/site/2012/09/semana-de-baixaria/

  9. Slot
    05/10/2012 às 10:15

    Peguem essa “administração popular” de vocês e coloquem onde bem entenderem.
    Preferem um espaço desértico com umas feiras de mendigos a ter um espaço belo e cuidado pela iniciativa privada.
    Protestam por lá e depois vão pra casa revolucionar no MacBook Air.

  1. 05/10/2012 às 14:10
  2. 11/10/2012 às 1:58
  3. 11/10/2012 às 19:11

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 3.346 outros seguidores

%d bloggers like this: