Início > História, Internacional, Sociedade, Tecnologia e internet, Tempo > Como seria o 11 de setembro em 2010

Como seria o 11 de setembro em 2010

Pra começar, o boato chegaria na internet antes do ataque às Torres Gêmeas acontecer. Talvez até o impedisse, talvez não. É possível que, se os aviões chegassem a se chocar com os prédios, o governo americano ficasse desmoralizado por não ter feito nada concreto diante das informações que já circulavam na rede. Talvez se tivessem mais informações que permitissem diminuir a especulação sobre supostos culpados, sobre a participação americana, naquela teoria de que os Estados Unidos precisavam de um pretexto para invadir o Oriente Médio. Especulações.

A internet e a TV

Mas é possível tirar certezas também. Fato é que acompanharíamos muito mais pela internet do que pela televisão. Hoje parece até absurdo pensar em acompanhar um acontecimento importante exclusivamente pela telona. Inclusive a telona seria muito mais ona, e as imagens teriam mais impacto aparecendo com maior resolução e tamanho.

Os celulares

Teríamos muito mais informações. Veríamos o interior dos prédios, a reação de quem estava lá dentro, a tentativa de compreensão do que se passava, o desespero. Tudo isso através dos vídeos enviados pelos celulares que gravam imagens em boa qualidade e têm acesso à internet. As famílias receberiam seus recados dos parentes, a comoção seria maior, até porque veríamos mais do caráter humano da coisa.

As redes sociais

Saberíamos tudo o que acontece lá dentro através de constantes tuitadas. Como o World Trade Center era um lugar de gente endinheirada, não seriam poucos os com iPhones e BlackBarries dando notícias o tempo todo. O Twitter e o Facebook seriam algumas das principais fontes de informação. Do jeito que as coisas andam ultimamente, quando o limite entre o mundo real e o virtual é tênue e as pessoas não sabem bem se estão conversando com alguém ao vivo ou através de uma tela, se seu mundo é dentro ou fora de um computador ou celular, não duvido que muitos estariam morrendo e tirando fotos e tuitando.

As consequências

Em suma, o 11 de setembro de 2001, em 2010 seria um dia transbordante de informações, que poderia ter consequências muito diferentes das de nove anos atrás. Não só saberíamos melhor o que aconteceu, mas as medidas decorrentes do fato poderiam ser outras, e aí está a grande diferença.

A velocidade

Isso tudo só para se ter uma ideia do quanto as coisas mudam em menos de uma década. E as mudanças acontecem de forma cada vez mais rápida. Não duvido que daqui a alguns anos, a quantidade de mudanças dessa última década aconteça em um ano apenas. Onde isso vai parar, não sei. Um dia a gente explode, talvez.

About these ads
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 3.349 outros seguidores

%d bloggers like this: